Institucional

O SINDICATO


Histórico
O profissional de Educação Física é uma figura ímpar dentro do democrático contexto de levar melhoria de qualidade de vida e real cidadania ao povo brasileiro.

Através da Lei nº 9696, de 01/09/1998, a profissão foi reconhecida pelo governo como diferenciada. Tal fato, surgido à bordo da nau da justiça, fez com que a categoria se mobilizasse para ter seus próprios representantes junto à sociedade constituída.


A luta para que as evidências suplantassem os interesses de determinadas parcelas de poder, apesar de árdua, obteve êxito. No dia 30/07/2010, o SINPEF-TO - Sindicato dos Profissionais em Educação Física no Tocantins foi fundado no Auditório da Caixa Econômica Federal em Palmas capital do TOCANTINS, em dezembro de 2011 recebia o passaporte da legalidade, seja, a autorização do Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Carta Sindical preservando assim a unicidade sindical. O passaporte que o possibilitava que toda uma classe profissional pudesse ter direito a voz e vez dentro do cenário político, econômico e social do Brasil.

Os primeiros passos foram dados dentro da mais absoluta transparência e com a devida solidez de quem quer construir um Brasil melhor e mais equânime, com base territorial em todo o estado do Tocantins o SINPEF-TO nasceu para representar todos os Profissionais em Educação Física em todos os segmentos


Temos a mais absoluta consciência de que o patrimônio humano de nosso país deve ser cuidado em todos os seus mais variados segmentos mas, em caráter prioritário, nos de base.
Investir nas nossas crianças e em nossos adolescentes assegurará um Brasil mais saudável, mais preparado para exercer sua vocação de futura liderança global.


Muito dos problemas sociais que estamos vivenciando hoje advém, com segurança, do enfraquecimento, nos estabelecimentos de ensino, da figura do profissional de educação física.
Como se não bastasse o Brasil têm sérios problemas de infra-estrutura que acabam sendo agentes privilegiados no aumento das falésias dentro das classes sociais.


Raros são os estabelecimentos que contam com quadra poli esportiva, por exemplo. Cobertas, então, com piso adequado à prática desportiva, a quantidade fica algo esquálida e excludente em termos sociais e econômicos.


A política adotada por governos ao longo das últimas décadas, portanto, revelaram-se inadequadas. Devemos nos preocupar com gente de todas as faixas etárias? Sem dúvida. Mas se não houver base, a raíz não alimentará a árvore viçosa que almejamos.

É assim que pensamos e é dentro dessa filosofia que pretendemos permear nossa atuação

Missão e Valores


Missão

Coordenar e defender perante os poderes públicos e entidades privadas de qualquer natureza, os direitos e interesses gerais da categoria. Representar a categoria nas negociações trabalhistas. Colaborar com os poderes públicos no estudo e solução dos problemas que se relacionem com a sua categoria econômica ou que interessem ao país e à comunidade em geral, trabalhando no desenvolvimento do bem comum. Buscar soluções para os conflitos da categoria na manutenção das conquistas e de seus direitos.

Valores

O SINPEF-TO é fundamentado em valores como transparência, ética e respeito em prol dos profissionais de educação física, demonstrando força e singular capacidade de intermediar as relações entre empregados e empregadores.

O SINPEF-TO nasce de uma necessidade que sempre se caracterizou para os, abnegados do esporte, em objeto precípuo: valorizar o profissional de Educação Física, dar condições para aprimorar cada vez mais seus conhecimentos e, como resultado, melhorar a vida do brasileiro, na medida em que o esporte revela-se sinônimo de educação, de saúde, alimentação, cultura e socialização. A importância do profissional de Educação Física como agente de desenvolvimento social de uma Nação é primordial. NÃO HÁ COMO NEGAR TAL FATO. Não há partido político que levante vozes de discórdia. Portanto, o que falta é vontade de fazer, de construir, de fazer história e vê-la acontecendo. Assim, o SINPEF-TO procederá dentro da seguinte estratégia:


- Defesa da Cidadania: O sindicalismo moderno não deve apenas criticar o que está errado, mas apresentar soluções. Seu papel é o de interagir, firmemente, para a melhoria da relação capital e trabalho. Como as nuvens, as situações políticas e de metas mudam a todo tempo. E o sindicalista precisa estar atento a todo e qualquer acontecimento que pode vir e influir na qualidade de vida não só de seus filiados mas do ser humano. O diálogo sempre será a principal arma. Só através dele estaremos contribuindo efetivamente pela defesa das condições de cidadania que caracterizam um povo que respeita e confia em suas instituições;


- Formação de Dirigentes Sindicais: Através de esforços conjugados com outras entidade e centrais sindicais como a UST, o SINPEF-TO investirá no surgimento de novas lideranças que venham a colaborar com seu patrimônio cultural e de atitude para o verdadeiro desenvolvimento da categoria.
A filosofia moderna que o SINPEF-TO implantará é a de, através de cursos específicos, investir no surgimento e no crescimento de novas lideranças que, no futuro, tenham total condição de dar segmento a um trabalho democraticamente usado no passado e no presente. Combinaremos permanentemente a renovação e a experiência.


- Capacitação Profissional: O SINPEF-TO não lutará apenas por melhores salários e reconhecimento do profissional de Educação Física. Sabedores que somos da importância da categoria para o desenvolvimento do Brasil em quesitos importantes como esporte, saúde, educação, cultura, alimentação e sociabilização temos o dever de acompanhar as condições de capacitação profissional dos recursos humanos que levarão adiante essa valorosa missão. Desenvolveremos permanentes cursos de capacitação profissional, inclusive expedindo diplomas que poderão ser utilizados pelo profissional em seu currículo. Além disso, através de um saudável processo de parceria, pretendemos agir nas faculdades, universidades e demais segmentos de orientação do profissional de Educação Física do futuro. Nossa obrigação é a de zelar para que o proponente esteja preparado para cuidar adequadamente de gente.



- Fortalecer e Ampliar a Base Sindical: São nada menos que 139 municípios localizados no estado do Tocantins e que configuram a área de atuação do SINPEF-TO. O trabalho de organização de base será hercúleo. E absolutamente prioritário. Fortalecer a base sindical significa que, através de contatos com todas as entidades afins, buscaremos lideranças que, em sintonia fina, representem os direitos do profissional e do Sindicato em suas regiões. Aumentar a base não significa aumentar sua capacidade geográfica. O que queremos é que o trabalho seja desenvolvido de forma precisa, eficaz e com os resultados esperados e desejados pela categoria que representamos. Por ser uma entidade nova o SINPEF-TO, lógico, passará algum tempo se organizando e aparelhando devidamente para dar contornos à máquina que surgirá como espelho da categoria. A participação de todos será por demais necessária. Nenhum rincão da área sob nossa influência será deixado à mingua ou tratado de forma diferenciada.

- Acompanhamento Político: Num sistema globalizado como o de nossos dias, o sindicalismo precisa atuar nas mais diversas esferas de decisão (Executiva, Legislativa e Judiciária).
A categoria dos profissionais de Educação Física não incorrerá no erro de deixar de participar, como voz e vez, do cenário político nacional e internacional. Afinal, uma entidade que se preza precisa estar devidamente inserida dentro de um contexto e não se exilar.
O SINPEF-TO vai acompanhar, divulgar e debater os projetos de lei de interesse da categoria e da cidadania do brasileiro, especialmente nos aspectos de legislação trabalhista, sindical e previdenciário.

- Convênios: O Sinpefesp tem absoluta consciência de que o desenvolvimento de parcerias e convênios é essencial para o fortalecimento da entidade e, também, dos objetivos de seus associados. Portanto, sempre se utilizará de tal fórmula para assegurar benefícios de toda ordem para sócio e familiares.